terça-feira, 11 de setembro de 2007

no ar

eu tava pensando hoje. ontem. amanhã também.
clichê demais isso. só que não é isso. eu tava pensando em coisas como:
coletividade. subjetividade. espelho. conhecimento. sabedoria. cerveja. maconha. tráfico de drogas. tropa de elite. viagem. arte. não nessa ordem, eu acho.
e tudo está ligado ao que vivo; observo; ouço; vejo; como; recebo aleatoriamente; invejo; saboreio; blablabla.


engraçado como as idéias estão no ar. por que penso essas coisas. em alguns momentos evoco a discussão entre amigos. mas vem alguém um dia do nada na aula e tenta me ensinar isso tudo. eu não fico ofendido. mas me sinto meio arrogante ao pensar: já pensei sobre isso. acho que tenho descoberto isso. de tanto que penso acoplado ao meu observar, acabo aprendendo "sozinho". mas não aprendo muitas vezes. começo a entrar em complexo de paradigmas. e a aula tenta me ajuda a colocar as coisas em lugares definidos. é assim que a sociedade é. de tão confusa e sufocante acaba se definindo. e eu não sou diferente. não sei o que posso me afirmar ser. eu faço. e pronto. sou sociedade?

sou o que é; ou não.

---------------------------------------



Quando a cabeça está vazia,
é difícil pensar;
ela pensa sozinha.


Abril/2007
(em Cabo Frio)

6 comentários:

Anônimo disse...

Esse seu post me lembrou uma frase da CLarice Lispector:
“… aceito tudo o que vem de mim porque não tenho conhecimento das causas e é possível que esteja pisando no vital sem saber; é essa a minha maior humildade, …”
Abraços!

nucci disse...

isso q vc falou eh o exercicio de reflexão e crítica sobre as coisas da vida.. ou seja, formação de opinião, o que é bom; e seria arrogância só se vc desconsiderasse ou minimizasse a opinião alheia (q eu considero sempre válida para avaliação)

mas como assim entrar num complexo de paradigmas? eu nao tenho essas aulas de humanas q tu tem

ociosoanônimoautorizado disse...

tiago: seja bem-vindo, cara, Clarice Lispector pra mim é onisciente mas não é deus. me identifico muito com a forma dela refletir as coisas. ela se permite ser mais do que é aparentemente. e é claro que ela teria algo a dizer sobre isso. valeu por trazer a tona.

nucci: eu também acho isso bom. eu não disse que desgostava. só disse que isso as vezes me sufoca. confunde. o comnplexo de paradigmas seria a difusão dos conceitos e onde eles se encaixam, já que formo muitas opiniões dessa fomra e o tempo todo. parece exagero mas não é. e aquele dizer final resumiu minha idéia. pq costuma ser involuntário (algumas vezes não).

ociosoanônimoautorizado disse...

tiago: nem sei o que é deus.

strausz disse...

Me identifiquei muito com o texto, vou muito para a barra de onibus e a viagem de 1 hora dura 15 minutos por causa de tantas reflexões. Sempre que há um tédio no ar, na aula, em casa ou em qualquer lugar, as reflexões vem à tona, sempre desorganizadas. E realmente é muito estranho/interessante quando alguem aparece com uma linha de raciocinio mais objetiva, afinal quando nós iniciamos uma linha de raciocinio sozinhos ainda não sabemos passar a penera, e selecionar apenas o que vale a pena ser pensado.

Anônimo disse...

Também não sei o que é deus, Gabriel...
Acho que deus é uma criação humana, talvez para designar algo que não tenha resposta.
Tem um trecho de Goethe ótimo a respeito disso:
"Se os olhos não fossem solares
Jamais o Sol nós veríamos;
Se em nós não estivesse a própria força divina,
Como o divino sentiríamos?"
Abraços!