quarta-feira, 19 de setembro de 2007

ler ou não ler

pelo visto é isso. blog presta pra desabafar. tanta gente visita. ou ninguém. não falam nada. melhor que assim seja, se não for natural, espopntâneo. sempre com os dois lados da moeda. também é chato publicar textos e não ter retorno das discussões propostas. as expectativas diminuem. por isso deve ser algo livre. descompromissado. sobretudo, textos curtos. dá menos preguiça de ler. o fotolog costuma ter maior receptividade. mexe com fotos. textos diretos. eu tenho preguiça de ler coisas grandes. não tenho uma cultura de livros. nunca fui a obrigado a ler nada. na escola mesmo obrigavam. mas eu fugia. eu adoro escrever. preciso escrever. mas não me obriguem a ler nada. curioso mas foda-se. disse isso pra dizer que compreendo claramente quem visita e nem lê. ou lê só o início. o jornal costuma ser assim. bem direto. tudo está na manchete e no subtítulo. ler o resto é uma questão de curiosidade e paciência. mas educa-se bem assim. pois diz-se que é necessário ler o jornal. é mais acessível. muitos lêem. mas pode ser uma péssima educação. são as mesmas palavras. texto completamente formatado. previsível. muitos falaciosos. conhecimento limitado. interesses políticos. e um bom livro é fantasioso. é conhecimento fantástico. é uma viagem a algum lugar existentemente obscuro. tanta gente foi à europa. aos estados unidos. mas nunca parou realmente para ler um livro. eu já o fiz. mas fiz pouquíssimas vezes. prefiro poesias. me incluo na minha própria crítica. o livro te permite a viajar por dentro da própria mente. a história é a mesma. mas as fantasias variam de acordo com as pessoas. é aí que a arte literária se renova. na viagem de cada um. a arte é assim pra mim. fantasiosa. tão clara quanto a ciência. ciência e arte são verdades movidas pela probabilidade. mas a arte pode ser uma verdade efetiva. a ciência tenta. diz que consegue. mas é difícil dar 100% de certeza de suas descobertas. ler é viver. é conhecimento. mas não é essêncial. viver e experimentar a vida é a maior escola da sabedoria.




saia do computador e vá andar pela rua.


------------------------------------------------------------


DUELO

Licença poética
se faz sem pedir licença,
entre o gramático e o poeta
que o melhor vença.

29/01/2007
(em San Marcos - Califórnia)

-------------------------------------------

Eu poderia comprar um carro usado
e alugá-lo para poder pagá-lo,
mas o meu maior regalo é a vida;
é o único ainda.

E para comprar a vida
me alugo de coisas,
me possuo de bens.

Ainda bem que não vivi.

17/07/2007

-------------------------------------------



2 comentários:

Anônimo disse...

Gonzaguinha dixtie:
"...viver...e não ter a vergonha de ser feliz...

nucci disse...

eh cara, o lance eh esse mesmo, produzir sem visar as consequencias/retorno

só q eh dificil, pois somos humanos, e na maioria das vezes precisamos de aprovação e incentivo alheio